Os mundiais de futebol alteram a vida dos comerciantes da região da Pampulha?

PROPOSTA +

[ Descrição do processo ]

FOCO: Audioslides sobre comerciantes que tiveram/terão suas atividades afetadas pela Copa das Confederações e Copa do Mundo

ABORDAGEM: O audioslide será construído a partir dos relatos de pessoas que trabalham nas proximidades do Estádio Mineirão, palco de dois grandes eventos que mudarão a rotina da cidade, Copa das Confederações e Copa do Mundo. Trataremos com os entrevistados as mudanças já conhecidas que causarão nos seus empreendimentos. Falaremos também sobre a questão do que será adaptado até a realização dos jogos e como os eventos alterarão a rotina das atividades comerciais. Queremos descobrir se essas adaptações estão ou irão alterar pessoalmente os propriétários no sentido de preparação, como aprender outros idiomas por exemplo. Além disso, espaço para expectativa e avaliação dos preparativos da cidade que de certo ponto afetam seus empreendimentos também poderá ser abordado. Para a realização da proposta, faremos entrevistas gravadas em áudio no local de trabalho e captura de imagens para a composição do audioslide.

FONTES

Ex-expositor da Feira do Mineirinho;
Proprietária de restaurante próximo ao Estádio do Mineirão.
PERGUNTAS
Perguntas centrais
A Copa das Confederações e a Copa do Mundo irão mudar sua rotina de trabalho?
Quais são suas expectativas para esses eventos?
Para vocês, a Copa trará mais aspectos positivos ou negativos?
Perguntas para a proprietária do restaurante
Como vocês estão se preparando para receber os estrangeiros? Vocês fizeram cursos de línguas?
Foram necessárias mudanças no ambiente, no espaço ou na equipe?
Vocês mudarão algo no atendimento? Haverá algum prato especial? Algum recepcionista?
Vocês acreditam que haverá problemas para se deslocarem? O horário de funcionamento será o mesmo?

Perguntas para ex-expositor da feira do Mineirinho
Desde que a Feira do Mineirinho foi extinta, a prefeitura concedeu novos espaços de comercialização para você e os demais antigos expositores?
A prefeitura ofereceu alguma forma de compensação pela suas perdas materiais e dos demais expositores?
Você considera necessária a retirada da Feira do Mineirinho durante os jogos da Copa? Acredita que a movimentação gerada pela Feira prejudicaria o acesso ao estádio do mineirão?
Você acredita que a realização de eventos futebolísticos na região seja “a responsável” pela extinção da Feira do Mineirinho?

Pauta

Ana Carolina Gomes, Bianca Martimiano, Leandro Lourenço e Lorena Calonge

Etapas desta publicação

Desenvolvimento
Produto

2 comments

  • Carlos d´Andréa

    Oi, grupo,
    a partir de nossa conversa e das primeiras entrevistas hoje podemos dizer que a pauta mudou um pouco, né? Acho que a questão é menos responder a esta pergunta que dá título à pauta, o mais interessante é focar na percepção e experiências de uns poucos personagens.
    Deixem aqui um comentário oficializando esta adaptação de rumo, ok?

  • Lorena

    Ok, professor.
    Realmente fizemos adaptações, algumas fontes foram abandonadas e outras acrescentadas, assim acabamos produzindo dois audioslides diferentes:
    – O primeiro com os proprietários do Restaurante Novo Paladar como personagens (contando em que aspectos suas atividades foram e serão afetadas pela Copa das Confederações e Copa do Mundo).

    – O segundo com os expositores da feira realizada na praça em frente à Igrejinha da Pampulha e ex-expositores da feira do Mineirinho que foram ‘desalojados’ do local. Personagens desses dois universos também contam os impactos dos mundiais de futebol sobre as suas atividades comerciais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *