Os limites da Zona FIFA

Reportagem de: Augusta Deluca, Elisa Carvalho, Hélio Brandão, Louise Ferreira

§ 1o Os limites das áreas de exclusividade relacionadas aos Locais Oficiais de Competição serão tempestivamente estabelecidos pela autoridade competente, considerados os requerimentos da FIFA ou de terceiros por ela indicados, atendidos os requisitos desta Lei e observado o perímetro máximo de 2 km (dois quilômetros) ao redor dos referidos Locais Oficiais de Competição.

O artigo acima faz parte da Lei Geral da Copa, e estabelece restrições de comércio e circulação nas áreas do entorno dos estádios que sediaram a Copa das Confederações de 2013 e sediarão a Copa do Mundo de 2014. O que esse artigo determina ganhou o apelido de Zona FIFA durante a Copa das Confederações, em junho. Em meio às manifestações que ocorreram na época, reforços policiais foram enviados para garantir que os manifestantes não ultrapassassem esses limites, o que gerou uma série de conflitos.

Desenvolvemos um mapa que pretende mostrar quais são esses limites e quais pontos dele merecem certa atenção, como pontos de conflito durante as manifestações, pontos de acesso ao estádio do Mineirão e lugares por onde os manifestantes passaram. A intenção é que esse limites se tornem algo mais visual e palpável para que as pessoas possam perceber como esse assunto toca lugares de seu cotidiano.


Para visualizar o mapa, acesse: Limites da Zona FIFA e as manifestações

1 comment

  • Geane Alzamora

    Pessoal,
    ficou bem bacana, parabens! Acho que poderiam, talvez, ter explorado a indefinição dos limites na abordagem, tal como sugerido na pauta. Parece-me uma boa discussão.
    Geane

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing