Pauta – Vem pra rua – manifestações durante a Copa das Confederações 2013

PROPOSTA +

[ Descrição do processo ]

Nosso primeiro objetivo era criar um audioslide que abordasse o caos do trânsito em Belo Horizonte, nas áreas afetadas pelas obras empreendidas para a Copa do Mundo, tendo como referência o usuário do transporte coletivo. Para isso, o material utilizado seriam imagens e áudios capturados nos lugares onde o uso do transporte público é mais crítico devido à extrema lotação dos ônibus.

Porém, tivemos problemas com a captação deste material e, ao invés de criar um audioslide que não conseguisse retratar essa situação caótica ou que deixasse a desejar em sua apresentação, optamos por mudar nossa pauta para outro assunto igualmente polêmico: as manifestações que ocorreram na última semana (entre 17 e 22/06) em Belo Horizonte.

Ao contrário das grandes mobilizações públicas que já ocorreram neste país, os manifestantes de agora não têm apenas uma exigência como, por exemplo, eleições diretas – as Diretas Já – ou o Impeachment do ex-presidente Fernando Collor. Esses novos protestantes são uma massa heterogênea que traz um sem fim de reclamações – cada um tem algo a pedir. O objetivo deste trabalho não é promover um ponto de vista político, mas mostrar a grande variedade de reivindicações que estão sendo ouvidas nas ruas nos últimos dias.

As imagens deste trabalho foram registradas durante as manifestações ocorridas na última semana em Belo horizonte. A trilha sonora é composta pelo áudio das manifestações e de trechos das canções Fla-Flu, A Cobra e Big Bang Bang, todas do disco Onqotô de Caetano Veloso.

Equipe

Fernando Fidelis e Paula de Castro

Etapas desta publicação

Produto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *