Pós-produção: termos e processos da finalização publicitária

Nos últimos posts, relatamos os processos de atendimento ao cliente, produção de um filme publicitário e sobre o set de filmagem da produtora Quarteto Filmes. Nessa publicação, descreveremos o processo de pós-produção de um filme, que acontece após as gravações.

A Quarteto Filmes possui uma empresa parceira, a Zefini, responsável por toda a finalização da produtora. A pós-produção é iniciada assim que o material bruto da gravação chega às ilhas de edição nos HD’s. O profissional responsável pela transferência do material dos cartões de memória para os HD’s é chamado de logger, e também é responsável pela formatação, numeração e identificação dos mesmos.

O diretor ou diretora de cena, junto  ao montador(a) ou editor(a), assistem o material inteiro e marcam as cenas que lhes agradam. Nas produtoras, o conjunto dessas cenas é nomeado de “The Best. Em seguida, é realizado o primeiro corte, isto é, a primeira montagem das cenas, sem preocupação com o tempo do filme, de forma a priorizar o mood do vídeo – a atmosfera criada por sua proposta ou as sensações passadas para o público de acordo com os elementos da peça (enquadramento, composição, fotografia, atuação dos personagens etc).

Lucas “Espeto” é editor/finalizador da Zefini

Em entrevista ao editor Lucas “Espeto”, da empresa Zefini, foi destacada a importância da pós-produção como uma visão exterior à idealização do projeto. A finalização, nesse sentido, tem a vantagem de enxergar diferentes possibilidades para a conclusão da peça, de forma a expandir uma visão inicial ou até mesmo surpreender clientes e profissionais envolvidos no processo. Afinal, o produto “pronto”, após o corte inicial e a seleção das melhores tomadas, está nas mãos da edição.

O segundo corte é conhecido como offline e é característico por ser mais refinado, ou seja, as marcações são realizadas dentro do tempo determinado do VT. Esse corte é validado e enviado à empresa de pós-produção, para a correção de cor (que constitui o processo de color grading, a manipulação digital das cores e dos tons presentes na imagem) e para a finalização.

A correção de cor é feita por meio do balanceamento de brancos, ou seja, um ajuste manual para os sensores das câmeras que, diferente dos nossos olhos, não ajustam automaticamente o tom de um objeto branco iluminado por alguma fonte de luz e precisam de instruções para identificar o que queremos que seja reconhecido como branco no filme. Acontece, também, a adição do tom de cor que o filme publicitário precisa. Ao conhecermos a sala onde acontece esse processo, fomos apresentados à mesa de correção de cor, que possui controles precisos para realizar um ajuste de cor refinado, como é o caso das esferas que controlam a crominância e luminância, e trabalha junto ao software utilizado pela empresa para a tarefa (DaVinci Resolve, da Blackmagic Design, um dos principais softwares para correção de cor do mercado).

Mesa de correção de cor, que controla a crominância e luminância da imagem

Um exemplo do processo de color grading na pós-produção é o vídeo “Muitos” da empresa Zefini, produzido pela Quarteto Filmes para a FIEMG:

Na finalização se aplica a trilha, assinatura e qualquer tipo de animação e efeitos visuais. Diversos tipos de ruídos de gravação podem ser corrigidos nessa etapa, como a eliminação de reflexos e objetos ou até o acréscimo de alguns deles.

A última ação é a apresentação do filme para a agência e, após a aprovação, acontece a apresentação para o cliente. A Quarteto Filmes possui uma sala especial para essa apresentação, ideal para que os clientes se sintam confortáveis e assistam ao produto final em um local adequado para sua recepção. A ideia, nesse estágio, é garantir que a peça publicitária cumpra com as expectativas das próprias pessoas envolvidas em sua produção e, claro, atenda ao público final, de forma a gerar resultados efetivos para o negócio do cliente.

Sala da Quarteto Filmes para a apresentação do vídeo final ao cliente

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