Campanha Transmídia #EuQueFaçoBH – Planejamento Hotsite

Contextualizando a Proposta

Foi identificado na Escola Municipal de Belo Horizonte, como uma das principais dificuldades, a falta de envolvimento dos familiares dos alunos nas atividades escolares.

Assim, a nossa proposta, em conjunto com as ideias dos colegas de turma, consiste na criação de uma CAMPANHA TRANSMÍDIA para a divulgação de uma oficina de empreendedorismo voltada para as famílias e que tenha os alunos como atravessadores e disseminadores do tema.

O objetivo norteador é aproximar famílias, alunos e escola, mostrando o valor que as ações desenvolvidas na escola tem para a vida pessoal da criança.

O primeiro passo para inciar o projeto foi a criação e desenvolvimento de personas.

O que são personas?

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. Clique aqui e conheça as personas do projeto.

Projeto – Hotsite

Os objetivos principais do hotsite são: funcionar como repositório de conteúdo, ser o canal institucional de comunicação e meio de aprendizado e empoderamento para alunos e familiares.

Ele será utilizado para divulgação do conteúdo desenvolvido para as oficinas sobre empreendedorismo e também para divulgação do evento, e posteriormente para postagem do encontro e resumo do que foi discutido.

Essa plataforma é de extrema relevância, pois apresenta um grande potencial pedagógico de compartilhamento de conteúdo e, o mais importante, troca de informações.

Esse espaço irá possibilitar análises, publicação de fotos, circulação de matérias importantes e, também, a divulgação de eventos futuros, além de valorizar a campanha e, eventualmente, gerar credibilidade. Além de ser o espaço de compartilhamento das narrativas e conteúdos iniciados nas redes socias e encontro offline.

O hotsite funcionará também como um canal oficial para envio de contatos e  sugestões por parte dos familiares, para temas e discussões e envio de depoimentos e dicas, incentivando a comunicação com o público e conectando ainda mais o público-alvo ao projeto.

Conheça o wireframe do hotsite

Categorias do site

Em todas as páginas, no topo, deverão estar as seguintes categorias:

1. Oficinas – #EuQueFaçoBH

• Página em que o conteúdo apresentado nas oficinas será veiculado
  • Registro de fotos e pequenas entrevistas em áudio ou vídeo realizadas pelos alunos com os pais durante a oficina.
  • Postagem completa sobre o tema da oficina com link para download das apresentações e texto resumindo os pontos principais
  • Obs: o espaço funciona como uma oficina de comunicação para as crianças aprenderem sobre o meio, produção, treinarem a produção de texto, pesquisa, etc.

2. Dica Empreendedora

• Seção para postagem de dicas relacionadas ao tema empreendedorismo para movimentarem o conteúdo antes e depois das oficinas
  • Conteúdos que expliquem melhor sobre o tema de interesse como uma expansão/continuidade dos pequenos vídeos que serão produzidos pelos alunos nas oficinas de vídeo e que serão postados nas redes sociais.
    As postagens devem ser simples e diretas e fornecer links para utilidade práticas e serem visualmente atrativas. Ex: link p/ aplicativos de controle de gastos, link p/ cadastro do MEI, download de exemplo de planilhas.
  • Conteúdo será produzido em parceria pelos alunos e equipe responsável pelo projeto após encontro com consultoria do sebrae.
  • Sugestão de temas para as postagens/vídeos
    • como controlar as contas (fazer planilhas, etc)
    • as vantagens de se tornar um Micro Empreendedor Individual
    • como se tornar um Micro Empreendedor Individual
    • como planejar agenda para atender clientes
    • como atrair mais clientes

OBS: As postagens devem sempre buscar associação com conteúdos da escola e buscando associar como os alunos podem auxiliar (a montar uma planilha online, fazendo pesquisas e divulgando para rede de amigos, etc)

3. Inspire-se

• Espaço para contar histórias que possam gerar empatia/interesse e sirvam de inspiração para as famílias e ensejem possibilidades de compartilhamento tal qual os exemplos ilustrativos: Razões para Acreditar
  • Formulário no final da postagem para que quem quiser, possa também enviar seu depoimento para ser publicado posteriormente.

Esses serão conteúdos que serão iniciados na página do Facebook e aprofundados no site.

4. Participe

• Espaço para os pais e alunos enviarem suas sugestões de temas para as próximas oficinas com as seguintes opções
  • Publicar comentário público (estilo comentários de blogs) aberto à comentario de outros integrantes
  • Enviar sugestão inbox (estilo fale conosco) para ser apurado pela equipe responsável por organizar as oficinas

CLIQUE AQUI e leia o relato crítico do grupo com o detalhamento completo do planejamento e fundamentação teórica.

• Geane

Oi pessoal,bom trabalho! Evite começar com atualmente, uma vez que esse post não será atualizado. Por favor, façam uma revisão cuidadosa do texto (ex: a palavra “voltada” aparece duas vezes no segundo parágrafo. Bom uso de links e de imagens.