rctarte

Recitando Arte: o sarau invade a UFMG

Um espaço para expressão da dança, música, poesia e qualquer outra manifestação artística. Essa é a proposta do Sarau que, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem se constituído principalmente por meio da cultura musical e literária. A cada dois meses, pelo menos, um evento do tipo acontece por iniciativa dos estudantes. Muitos deles são poetas que encontram nos saraus, assim como na internet, a possibilidade de colocar a arte em diálogo.

Em nosso HOTSITE é possível visualizar um pouco do trabalho de alguns desses jovens e conferir o que pensam sobre a poesia.

Por que a internet? Segundo a organizadora de saraus e estudante de Letras, Beatriz Ferraz, as mídias sociais ajudam a atingir cada vez mais pessoas e potencializam a própria linguagem dos saraus. “Os blogs e grupos do Facebook têm propiciado e facilitado a organização desse tipo de evento. Muitos escritores anônimos agora criam páginas na internet e compartilham seus textos, buscam se encontrar”, explica.

Um exemplo disso é o blog Entre Letras e Retalhos, em que poetas da universidade expõem seus trabalhos e mantém contato. De acordo com a ex-estudante de Letras na UFMG e atual professora do CEFET-MG, Ana Elisa Ribeiro, esse tipo de organização é comum. “Sempre foi assim. Grupos engajados em algo começam a se organizar e compartilhar. Talvez, a internet tenha ajudado nisso, facilitando e mesmo ampliando os contatos”, diz.

Ela argumenta que, hoje em dia, é mais fácil sustentar o contato com uma pessoa pelo Facebook, o que pode vir a catalisar encontros e eventos em torno do sarau. No entanto, ela pondera: “Esses eventos (saraus) existem, marcam, mas costumam ir e vir com o vento. Não é pessimismo, é que essas coisas são mesmo mais rotativas. O CEP 20.000 é um evento de literatura, do Chacal, no Rio, e existe há anos, mas isso não é comum”, conclui.

Visite também:

A página no facebook do Sarau Vira Lata, um sarau que circula por BH, com uma proposta de ocupação cultural dos espaços da cidade. De vez em quando, ele dá as caras na UFMG.

Reportagem

Bárbara Profeta e Míriam Santos

Proposta

• Luana Assis

Oi meninas!
    Muito bacana o link pro hotsite, pois aproxima o leitor do assunto que ele está lendo: arte, cultura poesia. Achei o texto um pouco grande, talvez o link pro hotsite ficaria melhor mais no início ou meio da matéria.

• Ana Mazeo

Gostei da reportagem e o hot site ficou muito bom, parabéns! É gostoso de ouvir as declamações. Por isso, acho que a matéria de vocês poderia estar toda dentro dele, intercalando texto, imagem e áudios.

• David Ribas

Ótima reportagem! Gostei muito da idéia do hotsite, bem critativa! Só senti falta de alguns vídeos e mais fotos dos saraus.

• Clarice de Oliveira

Também acho que poderiam ter mais algumas fotos e talvez um video, para vermos um sarau. Adorei o hotsite, achei bem bonito e criativo!

• terezinha silva

Ficou muito bonito o hotsite. Como o uso das novas mídias e redes sociais para estas atividades tem sido um diferencial, acho que isto poderia ter sito melhor explorado já no lead da matéria. Ficou muito no final do texto de abertura, ou seja, nem sempre o leitor chegará até o último parágrafo.
    Também poderiam colocar um “VOLTAR” do hotsite para o texto de vocês para que o leitor possa voltar a ler/ver mais do material e do próprio labcon.

• Amanda Jurno

Meninas, desistiram da postagem no Wix???
    O site ficou muito bom, mas porque vocês não embedaram ele aqui?? Por isso que pedimos para que vocês se atenham aos sites SUGERIDOS NO MANUAL. Todos eles dão a possibilidade de inserir o conteúdo aqui no post. Eu, sinceramente, não conheço essa ferramenta e não sei como trazê-la para dentro da postagem. Vamos conversar sobre isso em sala de aula.

A ideia da postagem é ótima, mas vocês deixaram o melhor para o hotsite que está escondido em um pequeno link no fim da postagem… poderiam ter explorado melhor isso.

• Bruna Sobreira

Gostei muito da ideia do hotsite, mas concordo com a Amanda no que diz respeito a vocês o valorizarem mais, talvez se ele tivesse sido inserido no meio da matéria mais junto ao texto – até mesmo com um pouco mais de descrição do que se trata. Parabéns.

• Geane Alzamora

Ei meninas,
    o hotsite ficou fantástico, acho que deveria estar em primeiro plano na matéria (observem que o primeiro plano remete a uma matéria pouco hipertextual e estática – nesse sentido, a foto de abertura poderia ser um soundslide, por exemplo). A perspectiva da pauta ficou mto interessante e a apuração também.
    Geane

• Geane Alzamora

Ei meninas,
    a alteração feita valorizou muito o trabalho de vocês, parabéns.
    Geane