Rede Minas | Reunião de Pauta e o Programa Agenda

Pouco tempo atrás nós falamos um pouco sobre a história e uma visão geral do funcionamento da Rede Minas, a terceira maior emissora pública de TV no Brasil, e que fica aqui em Belo Horizonte. E agora que você já tem um pouco de noção de como as coisas funcionam por lá, está na hora de falarmos um pouco mais sobre cada componente que faz parte dessa grande estrutura.

Pensando nisso, o post de hoje dá sequência aos nossos trabalhos realizados juntos com a emissora ao longo da segunda etapa do projeto de vivência profissional. Dessa vez você pode conferir tudo que rolou na Reunião de Pauta semanal da qual participamos, e conhecer um pouco sobre a rotina da equipe responsável pelo Programa Agenda.

 

Reunião de Pauta

 

Numa empresa tão grande quanto a Rede Minas pode ficar difícil se reiterar de tudo que está acontecendo nos vários andares de seu prédio. Para isso é realizada a reunião de pauta toda segunda. Nela, os representantes dos diferentes departamentos se reúnem para contextualizar o momento atual da empresa, das novidades, dificuldades que estão passando, e também para falar da programação que está no ar, e daquela que está por vir.

No dia 18 de setembro tivemos a oportunidade de acompanhar uma dessas reuniões, onde estavam representantes do Marketing, do Acesso Público, da Direção de Arte, do Jornalismo e de alguns programas como o Harmonia e o Agenda (que mais tarde acompanhamos a gravação, mas falaremos tudo sobre isso ainda neste post).

Logo no começo, o Chico ficou responsável por dar primeiros recados para toda a equipe, contextualizando um pouco sobre o que estava acontecendo naquele momento na empresa.  Dentre esses recados, estava o assunto da otimização de processos. Isto é, a Rede Minas está dando início a uma série de estratégias para dar conta de agilizar todos os processos envolvidos na programação e em outros componentes da empresa, como por exemplo a reativação de ilhas e um escalonamento nas ilhas principais. Além disso, a empresa tem tentado constantemente melhorar sua relação com o público, o que se dá através do Marketing e da Web.

Logo após dar todos os recados, a reunião ganhou um novo foco, dessa vez estava na hora de falar dos programas. Dentre os assuntos conversados, estavam as situações atuais dos programas, como o Harmonia e o Agenda, e a volta de antigos programas com novos formatos, ou a estreia de novíssimos programas. Como já falamos aqui uma vez, é importante sempre ter em mente que a Rede Minas trabalha fundamentalmente com dois tipos de programas: os originais (em sua grande maioria são programas regionais) e os programas importados de outras emissoras/produtoras (como é o caso das séries). Não somente foram discutidas as programações, mas também as melhores estratégias de exibição, como por exemplo com séries de poucos episódios, a melhor estratégia pode ser a exibição semanal com reprise, afim consegue dar conta de uma melhor agenda.

Mas nem tudo são flores, é claro. E assim como outros diversos produtores de conteúdo, a Rede Minas também enfrenta problemas com os direitos autorais. Isso porque, enquanto conversavam sobre uma série que está para estrear (não daremos spoilers), surgiu o questionamento sobre a dificuldade de disponibiliza-la, por exemplo, online, tendo em vista que o YouTube, a plataforma mais comumente utilizada, costuma barrar conteúdos, envolvendo uma grande burocracia para conseguir liberar. E nessa hora obtemos algumas informações bem legais sobre o que se trata dos diretos autorais, isto é, somente se enquadra em uma violação dos direitos autorais aqueles que são utilizados sem o tal fair use (ou uso justo). O fair use se refere a possibilidade de utilização de conteúdo de terceiros em determinadas situações, como a utilização referenciada, para fins educacionais, críticas, comentários, pesquisas e assim por diante. Mas, ainda que se enquadre na descrição do fair use, é possível que o YouTube barre o conteúdo, e foi aí que equipe conseguiu solucionar o problema, com uma solução bastante simples: o Vimeo. A plataforma é semelhante ao YouTube e já vem sendo bastante utilizada para a publicação de conteúdo há um tempo, boa parte porque sua política interna é menos complicada e burocrática.

A situação foi resolvida e a reunião continuou. E o que se deu a seguir, com licença poética para o uso da expressão, foi bonito de se ver. Outras temáticas surgiram, mas duas foram as mais impactantes aos nossos olhos observadores. Uma delas foi a integração que existe na empresa. Estava todo mundo junto trabalhando para chegarem as melhores soluções para os problemas encontrados, não somente nos próprios departamentos como nos departamentos de seus colegas. Acreditamos que esse tipo de integração é muito importante, e ao que nos parece é um grande valor dentro da empresa.

Para além disso, outra temática nos chamou atenção: um novo programa. A ideia que ainda estava em fase embrionária, começou a ganhar forma com a ajuda de todo mundo. Novas ideias surgiram, sugestões de temas, e o principal: a equipe estava de portas abertas para quem quisesse ajudar. E já podemos adiantar, pelo que observamos, vai ser um ótimo programa. Vale a pena ficar de olho no que está por vir.

 

O programa Agenda

Fernando “Tiba” Tibúrcio – Apresentador do Agenda

Neste mesmo dia pudemos acompanhar a gravação do Agenda, uma revista eletrônica cultural nas quais as principais notícias sobre as artes, cinema, teatro e música são veiculadas. O programa é um dos mais antigos da emissora, estando no ar desde 1987 (Fonte: Site da Rede Minas). Ao longo do tempo veio se reinventado, e hoje conta com Fernando “Tiba” Tibúrcio como apresentador.

Como a maior parte do programa é composto de matérias, acompanhamos apenas a gravação do material que se refere à apresentação. Numa ambientação bastante agradável, recheada de formas geométricas e cores, Fernando Tibúrcio gravou suas falas, e entre erros e acertos, com uma equipe de gravação bastante divertida e bem-humorada, tudo ficou pronto para ser editado, para finalmente ir ao ar.

A gravação foi bastante rápida, mas ainda assim conseguimos conversar com Ana Soares, estudante de Jornalismo da UFMG e que está trabalhando como estagiária de produção do Agenda na Rede Minas. Quando questionada sobre a captação de pautas para o programa, Ana nos contou que muitas das sugestões são captadas pelo e-mail, seja das assessorias de comunicação envolvidas em programações culturais, ou até mesmo do próprio público do programa, que segundo ela é bastante ativo, tendo um. A partir de tudo isso, são definidas as questões mais relevantes durante a reunião de pauta do programa que acontece às quintas. Nessas reuniões são definidas aquelas que irão entrar no programa, e como o trabalhado ficará dividido para a próxima semana.

Uma tarefa difícil, segundo ela, é a escolha da relevância de cada pauta. Isso porque são diversos os fatores que influenciam na escolha. Por exemplo, algumas pautas vêm direto do diretor de produção, o que faz com que elas, geralmente, venham a fazer parte do programa. Para além disso, o tamanho, a força (alcance) e a inovação dos eventos também são fatores que influenciam nas escolhas, e claro, a possibilidade da produção de um conteúdo bacana e relevante para o programa.

Quanto a sua rotina, Ana nos conta que como estagiária, é normal que ela receba menos demandas que os demais integrantes da equipe, mas nem por isso seu trabalho é menos importante. Feita a escolha da pauta, ela tem a responsabilidade de pesquisar tudo sobre o evento, fazer os primeiros contatos com a assessoria de imprensa e a marcação das primeiras reuniões e entrevistas.

O Agenda, como uma revista eletrônica cultural é um programa que possui um público em sua maioria adulto e fã de programações culturais pela cidade de Belo Horizonte. Ele vai ao ar de Segunda a Sexta às 18h50, e está sempre recheado de conteúdos legais sobre o que está acontecendo no cenário cultural belo-horizontino.

 

Ana Carolina Vaz, Débora Maia, Jhonathann Gomes, Mateus Henrique Machado e Victor Oliveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *