pearl jam

#RedeFace Página Pearl Jam Evolution e uma rede de interações

Por Gabriel Dutra, Laura Tupynambá e Rafael Rodrigues

O seguinte trabalho busca analisar formação de redes entre páginas no Facebook, com determinado grau de interação entre elas. A coleta de dados foi realizada utilizando o aplicativo “Netvizz“, aplicando a função profundidade de grau nível 2, aplicado a página “Pearl Jam Evolution“, dedicada a banda de rock Pearl Jam. Posteriormente os dados coletados foram visualizados no software Gephi. As imagens geradas foram analisadas com a finalidade de mapear as interações entre as páginas na rede social.

A banda “Pearl Jam”

Pearl Jam é uma banda norte-americana de rock, formada no início dos anos 90, auge do movimento Grunge em Seattle, Washington. Desde sua origem, sua formação incluiu Eddie Vedder (vocais, guitarra), Jeff Ament (baixo), Stone Gossard (guitarra) e Mike McCready (guitarra solo), passando por mudanças na bateria, sendo Matt Cameron o atual.

Juntamente com Nirvana, Soundgarden, Mother Love Bone, Alice in Chains e Mudhoney, o grupo ajudou a popularizar o movimento grunge nessa época, sendo considerada uma das bandas mais influentes dos anos 90. Pearl Jam é uma das poucas bandas do gênero que continuam ativas.

Embora o Nirvana tenha dado notoriedade mundial ao gruge, o Pearl Jam rapidamente os superou, em termos de vendas, tornando-se uma das bandas de rock mais populares dos anos 90, somando mais de 80 milhões de álbuns vendidos até hoje.

“Pearl Jam Evolution”

Peal Jam Evolution“é o objeto empírico. O nome é inspirado na canção Do The Evolution, gravada em 1998, no disco Yeld.  Assim como toda página no Facebook destinada à fãs, esta promove a interação entre seus seguidores e divulga informações, tais como: turnês, vídeos, setlists dos shows, produtos da banda, notícias relacionada aos integrantes, divulgando inclusive o  engajamento político-social que a banda incorpora.

Além da página no Facebook, Pearl Jam Evolution conta com um blog, que esta online desde 2006 e um perfil no Twitter.

A página possui 6.867 likes, até então e está enquadrada na categoria “Musician/band”. Segundo o aplicativo Netvizz, a rede formada com outras páginas, no segundo grau de profundidade interativa,  envolveu 352 páginas. 

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Primeiras impressões 

 

 

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O primeiro grafo formado apresentou-se bem coeso, ou seja, as páginas são curtidas e também curtem as demais páginas. Observa-se apenas duas pequenas aglomerações nas periferias tanto no alto do grafo quanto no ponto mais abaixo. Tirando esses dois pontos nota-se uma aglomeração de intensa interação entre as páginas.

Foram identificados identificados 352 nós, cada um representando uma página, e 2467 arestas, representando as interações entre as elas, em graus de entrada e saída. A um destaque para o maior  nó, de cor verde, que representa a página oficial do Pearl Jam no Facebook.

 

 Grau de entrada

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O grau de entrada permite mapear as páginas  que receberam mais curtidas entre as páginas envolvidas na rede formada.

É compreensível que, numa rede formada a partir de um segundo grau de interação, receba mais curtidas, uma vez que ela é o enfoque do objeto estudado.

A página oficial do Pearl Jam é a que recebeu mais curtidas, destacando também as páginas oficiais dos integrantes da banda: do próprio vocalista Eddie Vedder, Mike McCready, Jeff Aments Army.

Essa última página, ligada ao baixista, se aproxima de outras páginas ligadas ao engajamento político-social da banda, tal como a Pearl Jam Activism. É comum que Vedder comente sobre política em suas canções, frequentemente criticando a política externa norte-americana.

Destacam-se, também, a presença de páginas oficiais do Soundgarden e Nirvana, que tem elos fortes com o Pearl Jam, por serem contemporâneas.

 

 Grau de Saída

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O grau de saída permite mapear as páginas  que deram mais curtidas em outras páginas envolvidas na rede formada.

Interessante observar que várias páginas que tiveram destaque no grau de entrada, também aparecem no grau de saída. A Pearl Jam (oficial) e a Pearl Jam Online it, de origem italiana, são as principais articuladoras de interação com as demais página. Seus números são expressivos, tanto no que se refere aos likes dados, quanto nas curtidas recebidas por outras páginas.

Devido ao sucesso mundial do Pearl Jam, é natural que hajam na rede páginas de fãs de várias nacionalidades, como, por exemplo, aquela  italiana e a menos relevante Pearl Jam Argentina. Por outro lado, em posições não muito destacadas, aparecem várias fan pages oriundas da América do Sul.

 

Número de curtidas (“like_count”)

curtidas

O  Número de curtidas (“like_count”) permite mapear as páginas  que foram mais curtidas entre as páginas envolvidas na rede formada. Não necessariamente  as menções venham somente das páginas que compõe a rede.

Nesse grafo utilizamos o número de curtidas para a exibição do nó. A página que apresentou maior número de likes foi a do próprio Facebook, acredita que seja a página com maior número de curtidas que exista, contabilizando 162.258.943 curtidas. A presença dessa página com diferença de curtidas tão gritante em relação as demais, fez com que a visualização de cores nos nós quase não aparecesse nas demais páginas.

Porém , apesar do número de curtidas muito elevado, o tamanho do nó gerado pela Facebook mostrou-se extremamente pequeno em comparação aos nós das principais páginas presentes na rede. Da mesma forma, as páginas do iTunes e Youtube estão na mesma situação.

Outra característica dessa visualização foi a presença de páginas das bandas de rock, que claro, além do próprio Pearl Jam, bandas que fizeram parte do movimento Grunge como o Soundgarden, Nirvana, Alice in Chains. Além dessas apareceram também páginas de importantes bandas de rock, como Foo Fighters, Red Hot Chilli Peppers, Ramones e The Who.

 

Menções à Página (“Talking_about”)

menções

As menções à página (“talking_about”) permite mapear as páginas  que foram mais mencionadas entre as páginas envolvidas na rede formada. Não necessariamente  as menções venham somente das páginas que compõe a rede.

Após o grafo de likes, alterou-se o modo de visualização e, ao passar o mouse sobre o nó, observa-se o número de menções da página. O interessante é que boa parte das páginas que apareciam no grafo anterior, também aparecem no atual. A página do próprio Pearl Jam, apresenta o maior número de interações de acordo com o nó representado.

Entretanto, a página que apresenta maior número de menções é a The Tonight Show Starring Jimmy Fallow, com  1.863.992 menções, mais conhecido como Jimmy Fallon, é um ator, comediante, músico e apresentador de televisão americano, mas a relação dele com o o Pearl Jam escapou à análise momentânea de menções. Ainda que muito citada, a página não apresenta interação expressiva com as demais presentes na rede.

Categorias

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Por se tratar de uma rede ligada a uma banda de rock, a maioria das páginas envolvidas enquadra-se na categoria Musician/band  (35,23%), que na cor verde predomina o grafo. Destaco também a participação de várias páginas de organizações sem fins comerciais e comunidades. Interessante observar como uma página que tem uma categoria pouco representada chega a se destacar no grafo,por ser bem atuante na rede, como no caso dos nó amarelo, representante da categoria News/media website, com seus 0,85% de participação.

Modularidade

modularidade

Dentro da ferramenta Gephi é possível segregar as páginas obtidas a partir da coleta pelo recurso da modularidade. A partir de um alogaritimo previamente estabelecido pela própria ferramenta, ela organiza em grupos as páginas com aspectos semelhantes entre si. A quantidade de grupos e cores pode ser definida pelo próprio usuário. No presente trabalho foram estabelecidos sete grupos, caraterizados por diferentes cores, formatos de organização e especifidades das páginas que os integram.

Grupo 4 (cor vermelha)

É o maior dentre os sete obtidos, representando 25% das páginas coletadas. É possível observar um grande nó, relativo a página oficial da banda Pearl Jam no facebook, ligando outras diversas páginas. Interessante observar que a divisão realizada pelo Gephi Pearl Jam se enquadrou mais em grupo ligado a ativismo e engajamento político-social do que propriamente a um grupo caracterizado por bandas de rock. Dentre as outras páginas do segmento, percebe-se a
presença significativa de páginas ligadas a fundações e instituições filantrópicas, dedicadas a causas sociais e ambientais, tais como a Pearl Jam Activism,  Wishlist Foundation,  Global Porvety Project,  Surfrider Foundation, The Lambi Fund of Haiti, dentre outras que possivelmente se identificam com o engajamento político social.  Observa-se também duas bandas , que de certa forma, possuem alguma ligação com atividades sociais, o
The Who e o Queens of the Stone Age. Além das bandas, encontramos duas personalidades ligadas a atividades beneficientes, o bilionário Bill Gates e o surfista Kelly Slater, esportista que se mostrou um fã incondicional da banda.

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Grupo 0 (cor amarela)

Representa 21,02% dos dados coletados, o principal nó do grupo se refere a página italiana de fãs do Pearl Jam Pearl Jam Online.it. Os demais nós menores estão distribuídos de maneira variada, sendo que os mais coesos e próximos ao nó principal, do lado esquerdo, são referentes a outras páginas de nacionalidade também italiana, como: il Fatto Quotidiano, Spinoza.it,  ROCK TV Italy, Radio Bologna Uno e Classic Rock Italia, Virgin Ratio Italia entre outras. Além das páginas italianas há outras que não são dá Itália, mas ,que de alguma forma, se ligaram a página do nó principal desse grupo, como as páginas The Rolling Stone, Iggy And The Stooges.

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Grupo 2 (cor azul)

Corresponde a 15,34% dos elementos considerados. Nessa organização não há destaque para um nó específico, são presentes nós de tamanho significativo distribuídos sem aparente coesão. Percebe-se a grande presença de páginas relativas a grandes e populares bandas de rock, como Foo Fighters, Radiohead, Red Hot Chilli Peppers, The Doors, Kings Of Leon , R. E. M., Radiohead, The Strokes, e  Bruce Springsteen.

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 Grupo 6 (cor rosa)

Grupo composto por de 13,07% do total considerado. O segmento é composto por diversos nós de tamanhos significativos, com leve destaque para o nó referente a página do integrante do Pearl Jam Mike Mc Cready, (guitarra solo). Esse grupo possível perceber nesse segmento a grande presença de páginas relacionadas aos integrantes da banda como  Jeff Ament s Army (baixista), Stone Gossard (guitarra solo) entre outras páginas relacionadas aos integrantes.

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Grupo 5 (cor verde água)

Grupo representado por 13,07% dos dados. O grande nó em destaque no segmento é referente a página do vocalista da banda Eddie Vedder. Os demais nós representados estão ligados a página do vocalista da banda se relacionam, principalmente, com as páginas das comunidades de fãs da banda na América Latina como: Pearl Jam Argentina, Pearl Jam Brasil, Pearl Jam Comunidad Mexico!, Pearl jam Uruguay, Pearl Jam en Costa RicaPerú Jam | Comunidad Oficial de Pearl Jam en Perú , Lettertothedead – Pearl Jam Chile, entre outras e a própria página brasileira que usamos como base para coleta desses dados a Pearl Jam Evolution.


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 Grupo 3  (cor roxa)

Refere-se a 7,67% dos dados obtidos. Nota-se a presença de um nó significativo referente a banda de Soundgarden, com gêneros e afinidades próximas aos do Pearl Jam. Percebe-se que outros nós são relacionados a outras páginas de bandas do mesmo cenário musical, como a Alice In Chains, Mudhoney, Walking Papers e Chris Cornell, um dos fundadores do Soundgarden, Chris chegou a montar uma banda com Eddie Vedder e Mike MCCready  antes do surgimento do Pearl Jam.

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Grupo 1 (cor verde)

Representa 4,83% dos dados. Nesse grupo tem como nó principal a página oficial do Nirvana,  e na  periferia do gráfico, no alto, várias páginas ligadas a pubs de Belo Horizonte como: Jack Rock Bar, Lord Pub, Circus Rock Bar, além de várias páginas de bandas covers da capital mineira como: Banda Malt 90 (bandas grunge), Sinlges (Pearl Jam) e Anthology (Beatles).

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Equipe

Gabriel Dutra, Laura Tupynambá e Rafael Rodrigues 

Etapas desta publicação

Proposta  Desenvolvimento 

9 comments

  • Luís Felipe Garrocho
    Luís Felipe Garrocho

    Bem legais as soluções visuais! Só completar os detalhes de imagem que faltaram e que foram discutidos na apresentação.

  • saulogargiulo

    Achei o trabalho muito bem escrito e mui didático até. Algumas das conclusões da análise podem até parecer óbvias demais, porém devemos questionar sempre essa “certeza do óbvio”. Exemplo disso é o fato da rede da página analisada estar relacionada com páginas de bandas de mesmo estilo e movimento de época, sem as análises poderíamos apenas supor tal coisa.

    Outro ponto que achei interessante foi também a presença de páginas de clubes e pubs, com temática Rock n Roll , oriundos da cidade de belo horizonte. Fico imaginando que pelo fato de usarmos o Netvizz com nossa conta pessoal do facebook, seria plausível concluir que algumas dessas páginas na rede gerada pelo aplicativo não estariam mais “íntimas” de nossos perfis? Pelo que tenho reparado nos trabalhos, incluso o meu, arriscaria dizer que logando em perfis diferentes, e analisando a mesma página com Netvizz, encontraríamos necessariamente alguns dados heterogêneos entre as visualizações geradas pelo Gephi.

    • Carlos d'Andréa

      Oi, Saulo, neste caso o fato de estarmos logados nas nossas contas não influencia a coleta não. A presença de BH na rede sinaliza a cena “grunge” daqui!

  • Mariana Gonzaga

    Gostei bastante do trabalho, super completo! Muito boa a ideia de usar gifs, fez a análise ficar mais dinâmica.

  • João Vítor Marques

    A ideia dos gifs foi sensacional, gente, parabéns!

    Além da relação direta das páginas de ativismo com a página oficial da banda, cabe ressaltar a porcentagem relativamente alta de páginas de “Causa” indicados num dos gráficos, que é de 1,14%.

    O grupo 5 é bem legal também e mostra a atitude dos fãs se organizando em comunidades. Por curiosidade: alguma delas é curtida pela banda ou por algum integrante ou são apenas elas que curtem? Pergunto isso porque essas comunidades em diferentes países têm ganhado força.

    No caso do Foo Fighters, por exemplo, a comunidade “Foo Fighters Brasil” foi a responsável por produzir a arte oficial e convidar as bandas de abertura dos shows que eles fizeram no Brasil este ano. Detalhe: eles escolheram a primeira banda (Raimundos) a partir de uma votação online divulgada no perfil do facebook do FF Brasil.

    Isso é bem interessante e daria um debate bem legal caso haja um caso de “empoderamento” do fã a partir de uma curtida vinda da banda.

  • Harlley Soares

    Abordar a história da banda de maneira sucinta e coesa deu um ganho a mais ao trabalho, afinal, por mais que o Pearl Jam seja uma banda de carreira internacional, muitas pessoas não conhecem a história por trás dos artistas. Isso ajuda a compreender o porque das interações com as demais páginas da categoria ‘Musician/band’. Além disso, o uso do GIF como ferramenta de visualização do grafo trouxe muito mais clareza ao trabalho. Muito bom!

  • Clara Braga

    Os gráficos nos permitiram observar como a página oficial da banda interage com outras páginas que homenageiam os músicos, dando apoio à elas, como: Pearl Jam Argentina, Pearl Jam Brasil, Pearl Jam Comunidad Mexico!, Pearl jam Uruguay, Pearl Jam en Costa Rica, Perú Jam | Comunidad Oficial de Pearl Jam en Perú , Lettertothedead – Pearl Jam Chile.

    Para os donos das fan pages e quem curte essas páginas não oficiais isso deve ter grande relevância e leva-os a acreditar que a banda se interessa pelos seus conteúdos.

    Gostei bastante da visualização através de Gifs, ótima ideia!

  • Carlos d'Andréa

    Reforçando o que os colegas disseram: foi ótima a ideia do GIF!
    me surpreendi com a proximidade do Eddie Vedder com os fãs latino-americanos…
    abs!

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