Relatório Apuração: O Rio de Janeiro está preparado para te receber?

DESENVOLVIMENTO +

[ Descrição do processo ]

A proposta apresentada para o segundo trabalho da disciplina tinha como objeto uma análise dos dados sobre gastos para a efetivação da Copa das Confederações e Copa do Mundo no Brasil. No primeiro momento, o grupo teve como pauta realizar uma análise referente às obras de mobilidade urbana na cidade de Belo Horizonte e a consequência para a população residente no entorno da Avenida Antônio Carlos. Após o inicio da apuração, e levantamento dos dados, chegamos à conclusão que a proposta seria inviável de realização. Tanto pela falta de informação, quanto pela superficialidade na comparação dos números.

Assim, começamos uma nova pesquisa, o que acreditamos ter sido a fase mais complicada do trabalho, pois o grupo levantou várias opções, mas no momento de uma discussão maior sempre caímos na resposta de uma não efetividade para o trabalho. Até que após uma pesquisa sobre a questão turística, decidimos por focar nas obras e investimento da rede hoteleira na cidade do Rio de Janeiro, por ser a principal cidade brasileira na atração de turistas (tanto brasileiros, quanto estrangeiros).

Para apuração dos dados utilizamos como base o site da Transparência da Copa. Sobre o contexto hoteleiro, os dados foram pesquisados junto aos principais institutos ligados ao setor (IBGE, Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, ABIH-RJ, Revista Hotéis). Tentamos contato com a ABIH-RJ, como fonte para analisar se a cidade do Rio de Janeiro está pronta para receber os turistas. Até o momento não tivemos um retorno.

Para a criação do infográfico, utilizamos o site http://infogr.am/.  Visualmente, a escolha dos gráficos se deu na seguinte ordem: Panorama da oferta hoteleira / ocupação hoteleira / ampliação hoteleira / investimentos na rede hoteleira / hotéis que receberam  financiamento. O grupo optou por mesclar pequenos textos entre os gráficos para melhor contextualização do leitor.

Relatório

Amanda Nascimento, Isabela Monteiro e Pollyana Teixeira