Relatório de apuração – salões de beleza do hipercentro de BH

DESENVOLVIMENTO +

[ Descrição do processo ]

O levantamento de informações sobre os salões de beleza localizados no hipercentro de Belo Horizonte se deu em dois momentos. Primeiramente, o grupo dividiu o perímetro em duas partes iguais de forma que favorecesse a coleta dos dados. Dessa forma, o grupo se segmentou e, enquanto uma parte fez a coleta na segunda-feira, dia 26/08, a outra parte seguiu até o hipercentro na sexta, dia 30/08.

O primeiro trio a visitar o hipercentro, formado pelas alunas Paula G., Nathália A. e Gardênia D., percorreram as ruas São Paulo, Tupis, Bahia e Goitacazes para o levantamento dos salões dessa área. Foram mapeados todos os salões desse perímetro, exceto os que não se encontravam abertos entre 8 até às 11 horas, do dia 26 de Agosto. A abordagem adotada pelo grupo consistia em explicar o projeto e pedir permissão para entrevistar e tirar fotos do local. Todos os funcionários que nos atenderam foram solícitos e ajudaram no levantamento de informações. As perguntas foram elaboradas previamente e tinham como objetivo conhecer os pontos fortes dos salões, seus serviços mais requisitados e tradicionais. Além de obter dados sobre preços, horários (se os horários eram exclusivamente agendados) e o tempo de atuação na região. O grupo percebeu que, nesse pequeno trajeto, houve grande disparidade entre os salões no que se refere aos valores cobrados pelos serviços e ao público para o qual é direcionado.

Para a outra parte do grupo que fez o mapeamento dos salões na sexta-feira – Laura Soares e Celton Oliveira -, que compreende a área da Rua Carijós até a Avenida Santos Dummont, a atividade apresentou dificuldades, uma vez que muitos salões estavam cheios e seus administradores, ausentes. Muitos deles, inclusive, apresentaram resistência para passar algumas informações, desconfiando da intenção do grupo a todo momento. Alguns salões também se negaram a contribuir com qualquer dado, alegando como motivo a ausência do administrador ou a movimentação da clientela. Da mesma maneira, houve uma grande dificuldade quanto a autorização para captação de imagens e vídeo.

Entretanto, no geral, foi observado que os salões deste segundo perímetro têm características bastante similares e competem pelo mesmo tipo de público e mercado, considerando o valor dos serviços oferecidos. Essa semelhança pode ter sido a causa da desconfiança apresentada por muitos estabelecimentos, que acharam que a dupla fazia parte de uma pesquisa da concorrência. Mesmo assim, a atividade foi bem-sucedida e a coleta de dados, satisfatória.

Equipe

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