Relatório – Homicídios e Juventude em Minas Gerais

Considerando a proposta de produção de uma infografia a partir de dados do Mapa da Violência 2013, produzido pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos, o grupo buscou identificar enfoques de interesse comum aos integrantes. Foi escolhido, então, o subtema da Interiorização da Violência. A intenção do grupo era buscar representar ou descrever o fenômeno observando os números absolutos e as taxas de homicídios em Minas Gerais, especificamente, destacando os municípios mais violentos.

Assim, a primeira proposta de trabalho incluía a representação de mudanças históricas na distribuição da violência, tendo como base dados relativos tanto à população total quanto à população jovem, no universo dos municípios mais violentos de Minas Gerais. No entanto, a escassez de dados históricos e a dificuldade de lidar com estes (seria necessário elaborar novos rankings para anos anteriores), levaram à alteração da proposta.

Na mudança, foram levadas em consideração também sugestões de colegas no sentido de dar maior ênfase à comparação entre regiões do estado. Assim, o grupo decidiu incluir um mapa que identificasse aquelas regiões que concentram municípios violentos. A amostra foi mantida: os quinze municípios com as maiores taxas de homicídios para a população total e para a população jovem. Assim, o objetivo do trabalho tornou-se, também, contrastar esses dados e enfatizar o fato de que o número total de homicídios não prevê, de forma confiável, a gravidade da situação de violência em determinado contexto.

Durante a execução do trabalho, o grupo considerou algumas variações pontuais, como a criação de um infográfico específico para a representação de um ranking das regiões. No entanto, concluiu-se que haveria excesso de informações, além da necessidade de calcular médias a partir de dados exclusivos de cidades com mais de 20 mil habitantes. Assim, optamos por dois gráficos de barras, representando taxas de homicídios de jovens e da população em geral.

Acompanhe todo o trabalho:
Link para pauta: http://labcon.fafich.ufmg.br/proposta-de-infografia-sobre-violencia/
Link para trabalho final: http://labcon.fafich.ufmg.br/homicidios/

Júlia Pelinson
Natália Alves
Rodrigo Mello