Série VivaMúsica: Arte musical gratuita e para todos

PAUTA DE: David Ribas

FOCO: Informar o público interno e externo da UFMG sobre a Série VivaMúsica, que promove palestras e concertos semanais gratuitos e abertos a toda comunidade no Auditório Fernando Mello Vianna, Escola de Música da UFMG.

FONTES:

Margarida Borghoff, professora da Escola de Música da UFMG e coordenadora do Projeto VivaMúsica.

– Ana Claúdia P. Casemiro e Pedro Esteves, bolsistas que trabalham na produção e gravação do evento.

– Público das palestras e concertos.

ABORDAGEM: Através da entrevista com a coordenadora da Série VivaMúsica, Margarida Borghoff, entender o que é o projeto, por que surgiu, como é desenvolvido, sua história, objetivos e importância. Por meio da conversa com os bolsistas, saber como é o trabalho de realização do evento, quais as etapas de produção, o que é mais difícil e trabalhoso, saber do processo de gravação das palestras e concertos e sua transmissão na Rádio UFMG. Através do contato com o público, colher opiniões e comentários dos espectadores acerca do evento. A intenção da matéria é divulgar a Série VivaMúsica, mostrando-a como um importante evento promovido pela Escola de Música da UFMG que beneficia a comunidade proporcionando acesso gratuito a música de qualidade.

PERGUNTAS:

Centrais:

– O que é a Série VivaMúsica?

– Qual a importância do evento na promoção da arte musical?

Secundárias:

Margarida Borghoff: Como surgiu a Série VivaMúsica? Como é coordenar o evento? Desde sua criação, o que mudou e o que se mantém no projeto? Qual a importância da Série para a divulgação da arte e cultura musical? Qual é o público do evento? Quais são as expectativas e planos para as próximas edições do VivaMúsica?

Ana Claúdia P. Casemiro e Pedro Esteves: Como é trabalhar na Série VivaMúsica? Como é o trabalho de gravação e edição das palestras e concertos? O que vocês destacam como mais difícil na realização do evento?

Público das palestras e concertos: Como você ficou sabendo do evento? O que você acha de iniciativas como esta da Escola de Música da UFMG que promovem acesso gratuito a arte e cultura?

SITES DE REFERÊNCIA E PESQUISA:

• Geane Alzamora

Olá David,
    é preciso ter cuidado para nao fazer uma matéria de assessoria de comunicação. O que há de novo no recorte proposto? Qual seria a singularidade de sua abordagem? Nota: 3/5
    Geane

• Bruna Sobreira

David,
    ótimo assunto para pauta, sobretudo porque parece que pouca gente conhece e com certeza áudios enriquecerão muito seu material. Divulgar o evento no seu trabalho é muito interessante, mas vale um cuidado para que sua matéria não seja apenas uma assessoria de imprensa, como destacou a professora Geane em sala.

• Marina Patrus

Não vejo a hora de ler essa matéria! Acho que tem tudo para ficar interessante. Não conhecia o projeto, mas parece ser bem legal. Uma sugestão é agregar o som como recurso midiático, enriquecendo o conteúdo e trazendo uma perspectiva diferente ao leitor. Boa sorte com seu trabalho!

• Luana Assis

Oi David!
    Muito importante o assunto da sua pauta, bom para que o publico externo ao campus saiba desse tipo de evento. Com certeza uma música ao fundo iria chamar atenção. Também acho que você podia colocar um calendário com a programação mensal ou semanal se for muito extensa.

• Clarice de Oliveira

Achei muito boa a ideia de uma matéria sobre esse projeto. Acho que você deveria dar um espaço nela para a disciplina VivaMúsica! Com certeza ela é parte desse projeto, e é uma matéria ofertada como eletiva. Eu a vi no sistema e fiquei curiosa, seria ótimo que você falasse dela para que todos conheçam.

• Ana Mazeo

David, a pauta é boa e não resta a menor dúvida que ela vai ficar muito mais interessante usando e abusando dos sons.

Como você já disse na pauta que quer mostrar a importância do projeto, acho que esse deve ser o seu foco: o papel do Viva Música, seja para a formação dos alunos, seja para a sociedade, garantindo o acesso à música de qualidade. Você pode deixar as informações sobre o projeto propriamente dito em segundo plano, sendo reveladas ao longo do ensaio.

• Terezinha Silva

O tema/projeto é bacana e pode render mesmo um material super bonito, explorando bastante os recursos audiovisuais. Como esses projetos costumam ter muitas informações, é bom irem já pensando na apresentação visual do material, o planejamento gráfico, para não usar muito texto e valorizar mais os sons e imagens.

• Amanda Jurno

Olá David, primeiramente: atenha-se aos padrões estabelecidos na apostila!!! Reveja sua pauta e coloque-a no formato pedido no material.

Vocês está lidando com música, certo? Por que não colocar uma música para seu leitor ouvir como som de fundo enquanto lê sua pauta?? Pense nos recursos que você pode utilizar em se tratando de uma pauta ligada aos sons.

Peço que prestem atenção a uma modificação na apostila: agora a assinatura deve ser a primeira coisa a aparecer no post. Como foi uma confusão de informações, consertei o post pra vocês.