#TwitterTV Interações no Twitter a partir da transmissão de jogo de basquete da NBA

Por Mariana Gonzaga

A proposta desse trabalho é analisar interações no Twitter a partir de transmissões audiovisuais, com o auxílio dos softwares Flocker e Gephi. O objeto escolhido foi a transmissão televisiva ao vivo de um jogo de basquete da liga profissional dos Estados Unidos, pela temporada regular da NBA (National Basketball Association). O jogo em questão ocorreu no dia 07 de abril, na Chesapeake Energy Arena, em Oklahoma City, EUA, entre os times Oklahoma City Thunder e San Antonio Spurs. No Brasil, foi transmitido pelo Canal Space.

Foram coletadas informações a respeito da formação de redes de tweets (a partir de menções ou RTs) contendo uma das três hashtags seguintes: #spurs, #thunder e #nba.

Com a análise desses dados, considerando-se a atenção direcionada ao basquete nos Estados Unidos, espera-se obter diversas conclusões a respeito das interações ocorridas no Twitter durante eventos esportivos considerados de grande relevância para a população.

Mariana Gonzaga

Desenvolvimento  Produto