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#TwitterTV Interações no Twitter a partir da transmissão de jogo de basquete da NBA

Por Mariana Gonzaga

 

A intenção desse trabalho é analisar interações no Twitter a partir de transmissões audiovisuais com o auxílio do software Flocker, que possibilita salvar arquivos gráficos .gefx (não serão utilizados na análise, mais detalhes no post de desenvolvimento do trabalho) e prints de wordclouds e networks formadas ao longo do tempo. O objeto escolhido foi a transmissão televisiva ao vivo de um jogo de basquete da liga profissional dos Estados Unidos, pela temporada regular da NBA (National Basketball Association). O jogo em questão ocorreu no dia 07 de abril de 2015, na Chesapeake Energy Arena, em Oklahoma City, EUA, entre os times Oklahoma City Thunder e San Antonio Spurs. No Brasil, foi transmitido pelo Canal Space.

Foram coletadas informações a respeito da formação de redes de tweets (a partir de menções ou RTs) contendo uma das duas palavras seguintes: #spurs (em referência ao San Antonio Spurs) e “nba”. A coleta de dados começou 20h30, 45 minutos antes do começo da partida de basquete, sendo feita a partir de então a cada 5 minutos. Após duas horas de coleta, o tempo foi alternado para 10 minutos, até 30 minutos após o término da partida. Devido a algum defeito no software ou na conexão de internet, os dados da hashtag #spurs e da palavra “nba” foram recolhidos apenas até 22h20, pois nesse momento as interações pararam de ser registradas pelo Flocker. Foi decidido estudar os dados obtidos até então.

 

FLOCKER WORDCLOUDS

As wordclouds são nuvens de palavras construídas pelos perfis, hashtags e expressões mais usados nas interações. Para analisar, foram escolhidas 4: uma do início da coleta e outra do final para cada um dos dois elementos pesquisados.

Na Flocker Wordcloud 1, gerada a partir de #spurs, é possível observar a grande presença da hashtag #thunder,  usada em referência ao Oklahoma City Thunder. Estas duas hashtags, representantes dos dois times de basquete, estiveram presentes em praticamente todas as wordclouds geradas, o que comprova a grande atenção voltada a ambos os adversários.

 

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Flocker Wordcloud 1: coleta feita 21h01m55s a partir de #spurs.

Na Flocker Wordcloud 2, formada uma hora após o início da partida, também a partir de #spurs, é percebido o aumento progressivo da presença de hashtags como #gospursgo, #scored e #play-offs, que demonstram a empolgação dos torcedores do San Antonio Spurs com o fato de o time estar bem melhor que o rival ao longo de todo o jogo. Em contraste, os torcedores do Oklahoma City Thunder mostravam-se cada vez mais decepcionados com o desempenho do time, afastando-se cada vez mais de um lugar nas play-offs (equivalente em português à fase de mata-mata).

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Flocker Wordcloud 2: coleta feita 22h19m06s a partir de #spurs.

Um fato interessante é a menção, ao longo de toda a partida, a perfis como @canalspace, @officialnbaquiz, @nbamemes, @rtnba. Isso demonstra uma grande quantidade de interações geradas intencionalmente durante a partida de basquete, a partir de perguntas aos internautas. Essas interações atraem mais atenção para o jogo e criam interesse entre os fãs do esporte, que buscam acertar e descobrir as respostas. Provavelmente por esse motivo, esses perfis apareceram mais do que os oficiais dos times, @okcthunder e @spurs.

Os tweets mais populares contendo “nba“, salvos antes mesmo do início da partida, exemplificam essa busca por um envolvimento dos espectadores por meio de perguntas.

tweetsnba

Tweets mais populares contendo “nba” antes do início da partida.

Esse incentivo à participação ativa do espectador também é perceptível nas duas wordclouds geradas a partir da palavra “nba” (Flocker Wordclouds 3 e 4), em que se observa a presença de alguns dos mesmos perfis oficiais citados na Flocker Wordcloud 2, além de outros do mesmo estilo, mas relacionados a esportes em geral (@sportstaklfeed e @sportswomenbeer).

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Flocker Wordcloud 3: coleta feita 21h02m31s a partir de “nba”.

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Flocker Wordcloud 4: coleta feita 22h19m15s a partir de “nba”.

Percebe-se que o perfil @sportswomenbeer é o de maior destaque entre todos os outros, devido a um tweet de quiz. Cabe observar que o dia do jogo foi também o Dia Nacional da Cerveja nos Estados Unidos, e que essa bebida é muito relacionada a momentos de assistir esportes em geral, inclusive o basquete, motivo pelo qual a hashtag #nationalbeerday aparece tão destacada. Isso é ilustrado, abaixo, por dois tweets de @sportswomenbeer: o primeiro é um convite ao usuário a participar para ganhar prêmios, o segundo é um quiz e o que recebeu mais RTs de todos.

@sportswomenbeer1

Tweet de @sportswomenbeer.

 

@sportswomenbeer2

Tweet com o maior número de interações detectadas durante a partida. (perfil @sportswomenbeer)

 

FLOCKER NETWORKS

Durante a coleta de dados, foram salvas, a cada 5 minutos, imagens de redes de interações (networks). Estas foram reunidas em duas imagens ilustrativas do desenvolvimento das interações ocorridas ao longo do tempo.

Com a observação da Flocker Network 1, feita com interações coletadas a partir de #spurs, torna-se bastante visível a força de perfis como @canalspace, @RTNBA, @NBAenlinea e @NBAMemes (alguns deles percebidos nas wordclouds). Além de tweets de quiz, esses perfis relatam curiosidades, os principais lances do jogo em tempo real, entre outros.

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Flocker Network 1: interações coletadas a cada 5 minutos partir de #spurs.

Esperava-se encontrar menções relevantes a respeito de dois grandes jogadores que participaram da partida, Kawhi Leonard e Russel Westbrook, seus nomes foram pouco citados por torcedores, mas destacaram-se em perfis relacionados ao esporte. Um desses perfis que obteve maior destaque é o @canalspace, perfil oficial do canal responsável pela transmissão do jogo em diversos países latinos (Argentina, Chile Uruguai, México, Colômbia, Peru, Equador, Venezuela, entre outros). Apesar do jogo de basquete ocorrer nos Estados Unidos, os tweets são em espanhol para atingir seu público, que se mostrou muito expressivo, provocando a detecção de um grande número de interações. O perfil criou, inclusive, uma hashtag específica para a transmissão de jogos da NBA: #NBAenSPACE. Essa hashtag foi muito utilizada pelos internautas, que foram por vezes retweetados pelo perfil do canal. A transmissão também foi feita no Brasil, mas, devido a diferença da língua, há um perfil em português, o @spacebrasil, que não obteve interações tão expressivas quanto o @canalspace. Nas figuras a seguir, alguns exemplos dos tweets feitos durante o jogo. As imagens não estão na ordem de postagem, foi feita uma separação por categoria para facilitar a visualização: tweets de início e término da partida, de perguntas, de dados e de acompanhamento da partida.

Tweets de @canalspace anunciando o início e o término da partida:

@canalspace1

Tweets de @canalspace anunciando o início e o término da partida.

Exemplos de tweets de @canalspace fazendo perguntas aos torcedores:

@canalspace2

Exemplos de tweets de @canalspace fazendo perguntas aos torcedores.

Exemplos de tweets de @canalspace com dados sobre a partida, a temporada e os jogadores:

@canalspace3

Exemplos de tweets de @canalspace com dados sobre a partida, a temporada e os jogadores.

Exemplos de tweets de @canalspace acompanhando a partida de basquete. Observa-se um dos retweets realizados, contendo #NBAenSpace e #GoSpursGo.

@canalspace4

Exemplos de tweets de @canalspace acompanhando a partida de basquete.

 

As mesmas conclusões são reforçadas analisando a Network 2, compostas por interações coletadas a partir de “nba”, pois há um grande destaque para perfis relacionados a notícias e perguntas sobre o esporte, como @SportsTalkFeed, @ESPNRedes, @OfficialNBAQuiz e @SportsWomenBeer (mencionado anteriormente).

networknba

Flocker Network 2: interações coletadas a cada 5 minutos a partir de “nba”.

 

Conclusão

Foi possível concluir, portanto, que o Twitter é uma ferramenta muito utilizada nos Estados Unidos por perfis relacionados ao basquete e a esportes em geral para a interagir com os torcedores, de várias formas: perguntas, curiosidades, dados de jogadores e times, estatísticas da partida e da competição. Percebe-se, também, uma crescente tendência dos espectadores a voltar parte de sua atenção para as redes sociais, ao mesmo tempo em que assistem o jogo, pois lá ocorre o contato com outros fãs do esporte – é possível celebrar a vitória ou lamentar a derrota junto com milhares de outras pessoas do mundo inteiro, mesmo sem estar presente fisicamente no estádio.

Equipe

Mariana Gonzaga

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8 comments

  • Carlos d'Andréa

    Ao invés de publicar várias imagens com nuvens de palavras, melhor intercalar texto e prints, não?

    Não foram salvos grafos gerados pelo Flocker?

    Incluir links e figuras dos tweets citados!

    O zoom no Gephi é feito com o botão de rolagem do mouse, será que o problema foi esse?

    • Mariana Gonzaga

      Fiz as alterações de acordo com suas sugestões, coloquei imagens dos tweets e das networks do Flocker para ilustrar melhor e aprofundei um pouco mais a análise.
      O problema do Gephi foi justamente esse, não consegui dar o zoom nos gráficos porque não tenho mouse, tentei de outras maneiras mas nenhuma deu certo. Não acredito que isso tenha sido muito prejudicial à análise realizada com base no Flocker, pois uma observação superficial dos gráficos do Gephi permite inferir que as informações obtidas seriam complementares, auxiliando na obtenção das mesmas conclusões tiradas.

  • Carlos d'Andréa

    Dica: separar (com um traço, ou caixa alta) as análises das duas palavras-chave
    É importante separar produto e desenvolvimento (neste etapa, enfatizar as dificuldades e os avanços no processo)
    Como você reproduziu várias imagens (grafos) na sequência, é bom sinalizar de quanto em quanto tempo cada um dele foi extraídodo flocker.

  • Laura Tupynamba

    Boa tarde. Acredito que o grande destaque favorável do presente trabalho foi observar as interações intencionais entre o ambiente online e a transmissão televisiva – que convoca a interação via twitter; apresentando uma tendência cada vez mais presente nas programações de TV – inclusive no Brasil.

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