#TwitterTV Interações no Twitter a partir da transmissão do Bate-Bola, da ESPN

Por Clara Braga, Harlley Soares e João Vítor Marques

A intenção do trabalho é analisar as interações no Twitter motivadas pelo programa de TV Bate-Bola (BB), do canal ESPN Brasil. Com o auxílio do software Flocker, o grupo coletou três séries de dados provenientes do Twitter: o programa noturno do dia 13 de abril e os programas da tarde e da noite do dia 20 de abril. A princípio, a análise se daria com interações coletadas apenas no dia 13. Para critério de comparação, resolvemos ampliar o enfoque.

Os momentos de coleta se deram em duas segundas-feiras posteriores a partidas decisivas dos estaduais pelo Brasil, devido ao potencial de debate que programas esportivos têm após jogos importantes, como clássicos regionais. No entanto, alguns problemas apareceram durante o desenvolvimento do trabalho:

1. A coleta do dia 13 foi decepcionante. As hashtags que o Bate-Bola propõe (diferentes a cada programa) aparecem com recorrência entre os trending topics. Neste dia, no entanto, apenas 510 tweets foram recolhidos durante as duas horas e meia de programa.

2. Até por conta dos problemas do dia 13, resolvemos colher dados da semana seguinte. A coleta do programa da tarde funcionou. À noite, no entanto, o Flocker enfrentou problemas: mesmo registrando mais de 1000 tweets, apenas algumas dezenas apareciam na visualização que o software apresentava. Centenas simplesmente desapareceram. Por este motivo, descartamos os dados desta edição e mantivemos apenas os conseguidos nas outras duas coletas.

3. O Gephi não funcionou do jeito que esperávamos, devido a um problema na versão do Java que possuímos (o Gephi funciona apenas com a versão 7). Por isso, tivemos que nos render à análise de prints num primeiro momento – o que dificulta a identificação de certos tweets e interações. Apesar do problema, a observação atenta dos dados enquanto o programa acontecia nos possibilitou algumas observações interessantes.

Equipe

Clara Braga, Harlley Soares e João Vítor Marques 

Etapas desta publicação

Proposta  Produto