#TwitterTV Os Dez Mandamentos

Caio Paranhos e Gabriela Freitas

A novela Os Dez Mandamentos é exibida na Record, no horário de 20h30 até 21h30. É a primeira novela brasileira baseada numa história bíblica: a saga de Moisés. A novela está no seu 18º capítulo. A trama surge na TV brasileira ao mesmo tempo em que a Rede Globo, maior produtora de novelas, investe em temas mais polêmicos, como o beijo homossexual na recém-estreada Babilônia.

A Record vem investindo há alguns anos em telenovelas, motivada por uma audiência crescente. Essa audiência, no entanto, se estabilizou entre o segundo e terceiro lugares. Nos últimos dois anos a emissora passou a produzir séries bíblicas e atualmente estreia a primeira novela brasileira com a temática. Vale lembrar que a Record é controlada por Edir Macedo, pastor e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.

Em resposta ao beijo gay, alguns movimentos conservadores e evangélicos passaram a defender um boicote à novela Babilônia; e possivelmente poderia haver uma migração destes espectadores para a novela Os Dez Mandamentos. A novela Babilônia apresenta índices baixos de audiência comparada ao que a Globo costuma ter no horário, mas não se pode afirmar que seja por causa do suposto boicote.

Fizemos a coleta durante os intervalos da exibição do capítulo 18 no dia 14/4/2015. Não pudemos assistir a ele, pois não possuímos televisão em casa e não temos o hábito de assistir. A coleta mostrou uma rede muito coesa, em que quase todas as interações estão centradas em poucos perfis. O perfil com mais interações é o oficial da novela, que anunciou o início do capítulo. A maioria das menções eram de usuários comentando que a novela iria começar e também comentando sobre algumas das cenas que iam acontecendo. Abaixo a evolução das interações ao longo da coleta.

flocker-network-2015-04-14-20-29-47flocker-network-2015-04-14-20-31-54flocker-network-2015-04-14-20-45-58flocker-network-2015-04-14-20-51-14flocker-network-2015-04-14-21-14-25

 

flocker-network-2015-04-14-20-59-50flocker-network-2015-04-14-21-30-16

O número de tweets foi de aproximadamente 1900, como se pode observar, todos centrados ao entorno de três usuários principais e alguns secundários. Infelizmente não foi possível uma análise mais detalhada, pois não estávamos assistindo ao capítulo no momento da coleta. Abaixo alguns exemplos do tipo de interação que pudemos observar:

INÍCIO DO CAPÍTULO

tweet2

MOMENTO DO CAPÍTULO QUE TEVE MAIS ENVOLVIMENTO (RETWEETS E REPLYS)

tweet

EXEMPLOS DE ENVOLVIMENTO NO MOMENTO DA NOVELA

retweet

Equipe

Caio Paranhos e Gabriela Freitas

Etapas desta publicação

Proposta

5 comments

  • saulogargiulo

    Mil e novecentos tuítes realmente é um número muito grande de interações, por conta do tempo de duração do capítulo da novela. Compreendos as dificuldades do grupo. Fiquei curioso, quais termos foram associados ao pesquisado? Observaram algo novo relacionado a nuvem de palavras? No meu trabalho em particular, as “nuvens” foram fonte preciosa de informação e reflexão.

  • João Vítor Marques

    Pessoal, acho que a proposta é bem interessante, especialmente quando vocês fazem essa relação com Babilônia.

    Mesmo sem o domínio do Gephi, vocês poderiam ter investido mais em postar prints dos tweets e das interações. Seria um trabalho qualitativo que poderia suprir algumas lacunas do não uso do software.

    Quais foram os perfis mais citados, além do oficial? Eram interações com mais retweets ou teve debate também? E nuvens de palavras?

    O comentário de Mariana sobre a comparação com Babilônia é uma ótima possibilidade também!

  • Mariana Gonzaga

    Achei legal o comentário da possibilidade dos telespectadores deixarem de assistir Babilônia para assistir Os Dez Mandamentos. Teria sido interessante analisar simultaneamente interações acontecendo a respeito das duas novelas, poderia ser uma indicação dessa mudança na audiência.

  • Carlos d'Andréa

    Oi, grupo,

    duas pontos podem ser bem aprofundados:
    – quais os horários em que foram geradas as imagens acima? Esta info está no nome do arquivo, é fácil localizar.
    – Que tweets são esses? Citar, trazer o print para ilustrar, debater…

    abs

    • Gabriela Freitas

      Editado! Como não temos o horário exato, coloquei que fizemos a coleta nos intervalos.