Um panorama sobre o Marketing de Influência

O Influencer Marketing como veículo de comunicação e publicidade é uma prática extremamente recente. Os próprios influenciadores, apesar de estarem há um bom tempo nas redes sociais, quando comparados com a linha do tempo de outros veículos e ferramentas de publicidade são extremamente recentes por si só. A visão destes como possíveis agentes publicitários e o surgimento de esforços por parte das agências e empresas, então, são coisas muito mais novas e que, como percebido ao longo da disciplina, ainda têm caráter muito incipiente.

Apesar disso, é um ramo que cresce de forma muito rápida e os investimentos e a profissionalização dessa área da comunicação são cada vez maiores. Isto é, pois a utilização de celebridades como agentes da publicidade têm mostrado um resultado muito positivo para as marcas. Com consumidores cada vez mais céticos em relação às marcas e a publicidade em si, os profissionais da área têm de buscar cada vez mais formas de driblar esse ceticismo e conquistar novamente a confiança de seus consumidores: e é nessa oportunidade que o influencer marketing se encaixa.

Um dos motivos de seu grande sucesso para as empresas, é associar a confiança e a proximidade que o influenciador têm com seu público à marca, assim adquirindo maior confiança do público do que um anúncio comum conseguiria angariar. Além disso, utilizar-se da base de seguidores e do engajamento de uma celebridade e transpor isso para a marca é algo muito positivo.

Na perspectiva do influenciador digital, com cada vez mais exigências e a definição de influenciador digital como uma profissão “full-time”, há a necessidade de se sustentar e fazer dinheiro com isso. O Influencer Marketing e a publicidade são, assim, carros-chefe para a sustentação da carreira dos influenciadores, principalmente os que trabalham unicamente com a influência digital, tendo em vista que outros veículos, como a monetização do youtube, podem não ser o bastante para sustentar o “lifestyle” desejado por estes.

A relação influenciador e publicidade, no entanto, têm muito mais nuances do que pode parecer. Essas parcerias perpassam pela responsabilidade que os influenciadores têm para com sua base de fãs, e assim, testes de produtos, negociações com agentes e profissionais de publicidade e a criação de laços entre empresa e influenciador são alguns dos aspectos que podemos destacar como determinantes nessa relação. É necessário também, entender o papel da influência digital em uma estratégia de comunicação e utilizá-los, realmente, como ferramentas de forma estratégica. Por exemplo, uma estratégia de branding e “brand-awareness” precisa utilizar dos influenciadores de forma muito diferente de uma estratégia de vendas e performance. Mas é inegável que eles podem desempenhar funções muito estratégicas e entregar ótimos resultados para as marcas que souberem fazer uso disso.

No entanto, essa relação encontra obstáculos. Os profissionais de publicidade têm dificuldade quanto à essa nova ferramenta, extremamente subjetiva, que depende em muito de negociação, seja direta ou através de terceiros; a escolha do influenciador também é incerta, assim como escolher veículos de mídia, o influenciador têm relação direta com os resultados e a seleção precisa ser certeira; outro empecilho ainda é a mensuração de resultados: sendo uma área recente, não há uma fórmula ou regra e cada empresa tende a medir de sua própria forma os resultados obtidos; por último, a dificuldade de lidar com influenciadores e entender de forma precisa esse novo meio digital e essa nova forma de interação e formação de comunidades devido à estes agentes.

Em suma, o Marketing de Influência é uma área ainda incipiente, especialmente no Brasil, apesar de já ser possível ver alguma profissionalização, com o surgimento de agências especializadas na área, por exemplo. Apesar disso, é um ramo que tende a crescer exponencialmente e pode ser explorado de forma muito positiva, tanto para as marcas quanto para os próprios influenciadores, que se tornam cada vez mais uma profissão consolidada hoje em dia.