Um pouco sobre o Palco MP3 e ações estratégicas do app

Nossa segunda visita técnica ocorreu dia 29/09 e focamos nossa conversa no maior produto da Studio Sol atualmente: o PalcoMP3.

O PalcoMP3 é um aplicativo de streaming de músicas de artistas independentes. Atualmente possui cerca de 20mi usuários únicos, sendo 13mi apenas no aplicativo.

O principal argumento para entrada e permanência de artistas na plataforma é o público atingido pelo Palco. São usuários que não querem (ou não tem condições) de pagar um serviço de streaming e são “afastados” de certa forma de outros aplicativos em inglês (Spotify e Deezer, por exemplo). Existe uma  identificação do usuário com o serviço justamente pelo nome PalcoMP3 – muitas buscas por “baixar músicas mp3” levaram ao aplicativo, um dos motivos do seu crescimento orgânico.

Alguns critérios são necessários para que o artista se inscreva na plataforma: três músicas bem gravadas e autorais. (covers não são aceitos) e um release do artista.

A moderação faz curadoria e seleciona músicas para estarem em destaques, entrarem em rádios e playlists. Assim como outros serviços de streaming, as playlists temáticas do aplicativo fazem muito sucesso entre os usuários.

A monetização é feita através de anúncios no site e no aplicativo de forma a manter o serviço gratuito para todos os usuários e para os artistas. Se essa monetização fosse feita através de assinatura, ela pagaria bem menos para os artistas do que outros concorrentes como o Spotify.

O objetivo da plataforma é dar visibilidade para artistas independentes e assim garantir público em shows (alto rendimento) em vez de renda no streaming. Grandes artistas que estão bombando nas rádios brasileiras antes bombavam no palco (Marília Mendonça, Naiara Azevedo, Michel Teló…). Muitas vezes esses artistas ganham visibilidade dentro da plataforma, são contratados por gravadoras e tem que retirar seu conteúdo.

Estratégias do Marketing

A base do marketing do PalcoMP3 atualmente é focada no relacionamento com artistas (dentro e fora do aplicativo) e com o ouvinte (sugestão de conteúdos – playlists, rádios, notificações, cross promotion).

Nessas últimas semanas o marketing tem focado no Prêmio Palco MP3 que ocorrerá no começo de novembro.  Ele é responsável pela parte operacional e de planejamento dessa terceira edição. O prêmio acontece por votação popular e os prêmios serão entregados pessoalmente em shows dos artistas ganhadores.

Com os artistas serão realizadas as seguintes ações:

  • Disparos sobre o prêmio via e-mail marketing;
  • Banners sobre o prêmio dentro do painel de administração do artista na plataforma
  • Relações públicas: contato direto com o artista e sua produção para incentivar a participação no prêmio;
  • Social Media: gerador de imagens para post dos artistas (muitos não tem uma equipe de produção, então vale essa dedicação especial nessa parte de design);
  • Vídeo dos ganhadores.

Com os ouvintes/votantes:

  • Notificações push no app com chamadas para votação
  • Chamada para votação nas redes sociais e também por e-mail marketing.

O marketing da Studio Sol também é responsável por transmitir essas tarefas para os outros departamentos. Exemplo: será criado um hotsite sobre o Prêmio, isso exige trabalho dos designers gráficos e também do front e back end da plataforma para votação.

Todo esse processo é feito em menos de dois meses e vimos muita dedicação e animação por parte da equipe. O PalcoMP3 é o sexto aplicativo mais baixado no mundo na Play Store. É muita responsabilidade pra empresa ao propor projetos assim e muita honra por nossa parte por poder estar acompanhando esse processo.

A fim de entender um pouco mais sobre o perfil do público do Palco, entrevistamos Karine Borges, 22 anos, de Contagem/MG sobre sua relação com a plataforma.

P: Como você conheceu o aplicativo?

Karine: Estava procurando um App para baixar músicas, porque não gosto de outros que vem com vários vírus. A Play Store indicou o PalcoMP3 e gostei muito. Além de ter conhecido algumas bandas ótimas que são um pouco desconhecidas.

P: Você usa ele há quanto tempo?

Karine: Há mais de dois anos. Gosto muito!

P: Quais artistas/gêneros musicais você costuma ouvir nele?

Karine: Adoro reggae e conheci a banda Sô Vibe. Ou seja gosto de descobrir novas bandas desse gênero.

P: Você utiliza outros aplicativos pra ouvir música também? Quais?

Karine: Uso o Spotify, para bandas e cantores mais conhecidos nacional e internacional. PalcoMP3 é mais para o nacional desconhecido. Só para acrescentar: acho o PalcoMP3 um ótimo aplicativo para divulgar bandas e cantores nacionais que são desconhecidos. Acho que as pessoas deviam dar mais valor a esses artistas e o PalcoMP3 faz justamente isso, procura valorizar artistas desconhecidos mas com grande talento.

Uso a versão gratuita, não vejo tanta necessidade do premium ainda mais porque gosto mais de música nacional que encontro no Palco.

P: Com que frequência você utiliza o Palco?

Karine: Uso direto. O bom é que o próprio app te indica artistas novos de cada estilo musical, então sempre escuto coisas diferentes. Às vezes que gosto e às vezes não. Mas se for para contar em dias da semana, uso 5 dias, de segunda à sexta.

Por: Ana Catarina, Gabriel Duarte, Luiz Felipe Nunes, Paula Albuquerque.